Os Axiomas de Zurique




"Experience is an expensive school" [Benjamin Franklin]


Poucos dias atrás, quando as livrarias foram reabertas (fechadas que estavam devido ao decreto estadual de restrições durante a pandemia de COVID-19), visitei uma delas e vi numa prateleira vários (vários mesmo!) exemplares do clássico "Os Axiomas de Zurique", de Max Gunther. Abri um deles e constatei que a obra já está em sua 12a edição(*). Fiquei surpreso – não pelo número de edições –, mas por reencontrar essa obra depois de tantos anos. Então me dei conta de que no Brasil estamos num hype de investimento no mercado de ações, bolsa de valores etc, e isso fez o livro voltar a ser popular por essas bandas. Sim, o livro versa sobre investimentos financeiros, mas é muito mais do que isso. Muito mais mesmo. Trata-se de uma série de heurísticas que o autor colecionou sobre como uma pessoa deve agir na tomada de decisão sob incerteza

Comprei um exemplar para dar às minhas filhas. Capa dura e cheiroso (ah, como cheiram bem os livros novos em papel! Eu sou das antigas e ainda prefiro os livros físicos, apesar das facilidades dos eletrônicos). As heurísticas contidas nele são de um valor inestimável para a vida. Dizem que "se conselho fosse bom não se dava: vender-se-ia". Pois esses são vendidos: o preço é o do livro. Detalhe importante: não se trata de um livro de auto-ajuda. Se você procura livros de auto-ajuda, fuja deste.

-x-
(*)A primeira edição é de 1980. A propósito, se você quiser saber se um livro é bom, confira o número de edições dele. Livros com muitas edições são como pilotos de avião com cabelos grisalhos: é quase certeza que neles você pode confiar. 
-x-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdades, Estatísticas e Probabilidades

As Leis de Newton adaptadas às Ciências Sociais e Políticas

Sobre o Óbvio