Verdades, Estatísticas e Probabilidades



 

William Eduards Deming foi um estatístico norteamericano que nos anos 1950 trabalhou no Japão, onde, segundo alguns autores, teria contribuído de forma independente para a introdução dos princípios que mais tarde viriam a ser conhecidos como TPS – Toyota Production System (os quais historicamente estão mais ligados a Shoichiro Toyoda que a Deming).

A frase mais famosa de Deming é: “Eu acredito em Deus; todos os demais devem me trazer dados”. Com isso Deming pretendia ressaltar o fato de que argumentações devem ser baseadas em dados, não em fé.

Para não envolver questões religiosas, eu costumo usar uma frase inspirada em Deming, que é: não me tragam “verdades”, tragam-me estatísticas ou probabilidades. A palavra “verdades” nessa frase vem entre aspas porque eu penso que não existem verdades absolutas. As verdades absolutas são matéria de fé, não de debate. Fora do escopo religioso os debates devem ser embasados em dados e fatos: suportados pelo número de vezes em que cada situação ocorreu no passado, e/ou o quanto essas situações são verossímeis de ocorrerem no futuro, dadas as suas ocorrências no passado.

-x-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Leis de Newton adaptadas às Ciências Sociais e Políticas

Sobre o Óbvio